Organizações lançam petição pelo fim da Polícia Militar

A chance é essa vamos desmilitarizar as PMs do Brasil. A Guarda Municipal usa Farda mas não é militar, a Polilcia Rodoviária Federal usa Farda mas não é militar. Porque a PM tem de ser? Acabar com o militarismo não é acabar com a Hierarquia, em todo lugar existe a hierarquia, vai sempre existir o Diretor, o Gerente, o Chefe, ou seja, os adminstradores, logo não precisamos de militarismo até um General de Exército já reconheceu isso! Diga não ao militarismo. Clique aí na opção e vote, isso é um Direito seu.

Organizações lançam petição pelo fim da Polícia Militar


Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso e ao STF

Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso e ao STF

30/07/2012

José Francisco Neto

da Redação
A Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado lançou uma petição pública neste domingo (29) pela desmilitarização das polícias do Brasil. Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso Nacional, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para assinar
clique aqui.

O pedido é uma reivindicação histórica dos movimentos, e a campanha é um desdobramento da audiência pública realizada na quinta-feira (26), em que entidades de direitos humanos, movimentos sociais e membros do Ministério Público Federal exigiram o fim da Polícia Militar e apoiaram o pedido do Procurador Federal da República, Matheus Baraldi, de afastamento do comando da corporação do Estado de São Paulo.

Recentemente, o Conselho de Direitos Humanos da ONU também recomendou explicitamente que o Brasil trate de “combater a atividade dos ‘esquadrões da morte’ e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais”.

Carta à Presidenta

O movimento Mães de Maio junto com a Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado protocolou na quarta-feira (25), em Brasília, uma carta à presidenta Dilma Rousseff, cobrando 15 medidas que, há seis anos, não saem do papel, dentre elas o acompanhamento federal jurídico e político do crescimento da violência no Estado.

Também pedem um parecer sobre a federalização dos crimes de maio de 2006, abolição dos registros de casos de "resistência seguida de morte" nos inquéritos policiais, tidos como inconstitucionais, e a criação de uma Comissão da Verdade para crimes policiais praticados na democracia.

Em nota, o movimento diz que aguarda a confirmação da Presidência da República sobre a data para a Rede Nacional discutir uma política nacional para os familiares de vítimas do Estado Democrático.

Aumento de homicídios

Pela quarta vez consecutiva, os homicídios aumentaram em São Paulo, contradizendo o governador Geraldo Alckmin que disse em entrevista na terça-feira (23) que os indicadores da criminalidade “iriam cair”.

De acordo com as estatísticas divulgadas na quarta-feira (24) pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o aumento foi de 22% em relação ao mesmo período de 2011. Com uma média de 14 mortes por dia, junho foi o período mais violento nos últimos 18 meses, com 134 mortes – aumento de 47% - contra 90 em junho do ano passado.

Segundo a Ouvidoria da Polícia Militar, só a Rota – Ronda Ostensiva Tobias Aguiar - matou 48 pessoas apenas no primeiro semestre na capital paulista. Em comparação com o mesmo período em 2010, os homicídios subiram mais de 100%.

Ao longo dos últimos 30 anos, mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas no país. No período “democrático” brasileiro houve um aumento de 127% no número de homicídios anuais, dos quais as vítimas, em sua maioria, são jovens pobres e negros, conforme demonstram as estatísticas do Mapa da Violência 2012.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

PM DIZ QUE A PRESSÃO É GRANDE E O TRABALHO É TENSO.

O soldado da Polícia Militar, que preferiu não ter seu nome e batalhão revelados, afirmou que trabalhara com Marinaldo por muito tempo no 1º BPM. O soldado elogiou o falecido coronel e disse que "por onde passou, Marinaldo foi querido. Era tranquilo e se dava bem com todos." Há 20 anos na corporação, o policial se diz indignado com a segurança pública, critica a pressão que sofrem e o formato de gestão da segurança. "Somos pressionados todos os dias. Eles querem números, exigem, pressionam, ameaçam tirar funções. Mas, ao mesmo tempo, não oferecem a estrutura necessária. Quantas vezes já nos faltou viaturas para fazer o serviço?! Mas os números a gente tem que apresentar." Sobre a pressão, o PM afirmou que "é de conhecimento de todo o oficialiato o que acontece nas reuniões [do Pacto Pela Vida]", afirmando em seguida, sem citar nomes, que em vários momentos do encontro tapas e murros são dados na mesa para pressionar os comandantes. E comlpetou. "Se subir em um o número de homicídios, os comandantes já começam a ser ameaçados de perder o cargo. A pressão é grande. E eles são obrigados a nos pressionar [os soldados]. Alguns ficam comparando as guarnições, criando uma competição interna. Só passando pela pressão para saber. Mas quem vai arriscar a vida sofrendo esse desrespeito e com um salário de R$ 1.700,00?!" Denúncia - Em tom de revolta e lamento, o policial denuciou que o Pacto Pela Vida é uma farsa e que, para diminuir a pressão, precisam "fabricar B.Os." "Precisamos de números para alcançar metas, mas não nos oferecem a estrutura para isso. Não tem como tirar sangue de barata, então somos obrigados a fabricar B.Os. para alcançar essas metas. Fabricamos ocorrências de apreensão de bicicletas, motos, pequenas apreensões de drogas. Tudo para diminuir a pressão." blog do jamildo

Um comentário:

Anônimo disse...

GOSTARIA QUE ESSE SUICÍDIO DO CEL MARINALDO REFLETISSE NUMA REAÇÃO EM CADEIA EM TODOS OS COMANDANTES QUE NÃO MERECEM NEM LAMBER AS BOTAS DELE POR SEREM PESSOAS DESPREZÍVEIS E FLATULENTAS,(CEL CABRAL,CEL LIRA, CEL FIGUEIREDO,CEL VESPAZIANO, CEL BERNARDO E SIMILARES QUE NEM LEMBRO PELA REVOLTA MAS O EFETIVO PODE LEMBRAR) A ESCÓRIA DA CHEFIA QUE SUBJUGA A TROPA E A SACRIFICA EM PROL DE SEUS INTERESSES ÍNTIMOS E INDIVIDUAIS, PRINCIPALMENTE AS VANTAGENS FINANCEIRAS QUE É SÓ O QUE OS INTERESSA. MORTE A ESSES VERMES!!! E PAZ CEL MARINALDO, ANTIGÃO DE DEUS!