Organizações lançam petição pelo fim da Polícia Militar

A chance é essa vamos desmilitarizar as PMs do Brasil. A Guarda Municipal usa Farda mas não é militar, a Polilcia Rodoviária Federal usa Farda mas não é militar. Porque a PM tem de ser? Acabar com o militarismo não é acabar com a Hierarquia, em todo lugar existe a hierarquia, vai sempre existir o Diretor, o Gerente, o Chefe, ou seja, os adminstradores, logo não precisamos de militarismo até um General de Exército já reconheceu isso! Diga não ao militarismo. Clique aí na opção e vote, isso é um Direito seu.

Organizações lançam petição pelo fim da Polícia Militar


Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso e ao STF

Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso e ao STF

30/07/2012

José Francisco Neto

da Redação
A Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado lançou uma petição pública neste domingo (29) pela desmilitarização das polícias do Brasil. Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso Nacional, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para assinar
clique aqui.

O pedido é uma reivindicação histórica dos movimentos, e a campanha é um desdobramento da audiência pública realizada na quinta-feira (26), em que entidades de direitos humanos, movimentos sociais e membros do Ministério Público Federal exigiram o fim da Polícia Militar e apoiaram o pedido do Procurador Federal da República, Matheus Baraldi, de afastamento do comando da corporação do Estado de São Paulo.

Recentemente, o Conselho de Direitos Humanos da ONU também recomendou explicitamente que o Brasil trate de “combater a atividade dos ‘esquadrões da morte’ e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais”.

Carta à Presidenta

O movimento Mães de Maio junto com a Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado protocolou na quarta-feira (25), em Brasília, uma carta à presidenta Dilma Rousseff, cobrando 15 medidas que, há seis anos, não saem do papel, dentre elas o acompanhamento federal jurídico e político do crescimento da violência no Estado.

Também pedem um parecer sobre a federalização dos crimes de maio de 2006, abolição dos registros de casos de "resistência seguida de morte" nos inquéritos policiais, tidos como inconstitucionais, e a criação de uma Comissão da Verdade para crimes policiais praticados na democracia.

Em nota, o movimento diz que aguarda a confirmação da Presidência da República sobre a data para a Rede Nacional discutir uma política nacional para os familiares de vítimas do Estado Democrático.

Aumento de homicídios

Pela quarta vez consecutiva, os homicídios aumentaram em São Paulo, contradizendo o governador Geraldo Alckmin que disse em entrevista na terça-feira (23) que os indicadores da criminalidade “iriam cair”.

De acordo com as estatísticas divulgadas na quarta-feira (24) pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o aumento foi de 22% em relação ao mesmo período de 2011. Com uma média de 14 mortes por dia, junho foi o período mais violento nos últimos 18 meses, com 134 mortes – aumento de 47% - contra 90 em junho do ano passado.

Segundo a Ouvidoria da Polícia Militar, só a Rota – Ronda Ostensiva Tobias Aguiar - matou 48 pessoas apenas no primeiro semestre na capital paulista. Em comparação com o mesmo período em 2010, os homicídios subiram mais de 100%.

Ao longo dos últimos 30 anos, mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas no país. No período “democrático” brasileiro houve um aumento de 127% no número de homicídios anuais, dos quais as vítimas, em sua maioria, são jovens pobres e negros, conforme demonstram as estatísticas do Mapa da Violência 2012.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PEC 300: sobre protesto em SP esposa de PM desabafa

Senhores,

Meu nome é Flávia, sou esposa de Sgt PM. Participamos da manifestação e sobre alguns dos comentários, tenho o seguinte a esclarecer:

1 - A divulgação foi POBRE. Eu e mais alguns reformados, além do Sub Clóvis e seus valentes cooperadores, nos empenhamos a estar pessoalmente em várias Cias, Batalhões e Quartéis.
Mas pra quem CONHECE São Paulo, sabe o quão pulverizadas estão as Unidades. Nós fizemos tudo, tudo, tudo que estava ao nosso alcance.
Infelizmente não fomos capazes de divulgar no litoral e interior paulista, assim como em vários locais da Capital. O efetivo da nossa PM é de 90.000 homens. É muita gente! Sem recursos ou patrocínio de Associações, esgotamos nossas forças fazendo todo o possível. Demos o nosso melhor.

2 - A grande maioria das Associações ou são omissas ou tem sérias dificuldades na organização de eventos. Dentre as omissas, destaco a de Cabos e Soldados, presidida pelo Cb Wilson. Eles tem 50.000 associados. Se tivessem enviado uma correspondência pra cada um, assim como fretado ônibus, tenho certeza que o resultado poderia ter sido muito melhor. As outras Associações Paulistas, idôneas, tem algumas dificuldades de planejamento. Infelizmente. Não houve um esforço coordenado. A carga, que é pesada, foi suportada por poucos.

3 - Havia policiais militares paulistas, SIM, e da ATIVA! Além do meu esposo, convidamos outros que compareceram. Também foram muitos reformados. Eu os conheço e digo que estavam lá!!!!

4 - Havia realmente policiais do P2 vigiando e fotografando principalmente o pessoal da ativa que participava da Caminhada. No entanto, isto não impediu que nós falássemos com cada policial escalado pra escolta, motivando-os a aderirem uma postura de maior envolvimento político. Sorrimos para os P2, eles faziam o trabalho deles. Nós, o nosso.

5 - Os policiais em serviço deram um exemplo de verdadeiro apoio. Não houve um constrangimento sequer. Interrompemos o trânsito da Brigadeiro e da Paulista entre 17 e 19hs. Fechamos TODAS as faixas. Quem CONHECE São Paulo sabe bem o que isso significa e também sabe que a praxe em manifestações é manter ao menos uma das faixas livre. Mas não nos obrigaram a isso. Literalmente paramos a Paulista com o apoio da PM.

6 - Em São Paulo não tem covardes, mas vítimas da desinformação e malícia de Associações presididas por calhordas. Admiro profundamente e respeito os Brigadianos do Sul, os Bombeiros do Rio e tantos outros valentes que representam os diversos Estados do país. Deus é minha testemunha. Mas não aceito que nos imponham ou façam insinuações sobre situações que estão longe de sua realidade. Se nós tivéssemos o apoio de uma Associação expressiva como a de Cabos e Soldados, que enviasse uma mísera cartinha aos seus associados, ou o Coopmil, que tem 70.000 associados, o resultado teria sido diferente.

Eu daria minha mão à palmatória se a divulgação houvesse sido ampla e, mesmo assim, os bonitos houvessem colocado o rabo entre as pernas. Mas NÃO foi este o caso! Não foi, não foi, não foi!!!! Internet é acessada por uma parcela da sociedade. Meu sogro, que é Sgt Ref, por exemplo, nem computador tem, e este é o caso da maioria dos seus amigos reformados! Entendem? O fato de terem anunciado em Brasília há 1 mês atrás não significa NADA. As associações que detinham as informações não fizeram um décimo do que poderiam! Por Deus, sejam mais conscientes! A imprensa é omissa, a maioria das Associações, idem! E isto tem propósito, que é manter cega a mais numerosa polícia do Brasil!

Quem acha que nós, esposas de militares e reformados, nos esforçamos pouco, venham ajudar divulgar nas próximas manifestações. Nos deem dinheiro pra comprar horário na globo e divulgar. Ofereçam dinheiro às Associações, quem sabe não vendem a base de dados dos associados para nós mesmos enviarmos cartas?
Ah, por favor nos respeitem.


7 - Há adesão e simpatia de muitos oficiais com quem conversei. Convidei dois capitães. Ambos estiveram lá.


Vou continuar fazendo trabalho de formiga. Peço aos senhores que tem interesse em se juntar às fileiras, que façam contato por e-mail (flaviamart@globo.com).

Apenas complementando, estimo que somente 2% da Tropa foi de alguma forma avisada.

Demos o nosso melhor.

Se isto não foi o bastante para alguns dos senhores, venham fazer melhor ou nos ajudem a superar as barreiras.

Nota do blog: Parabéns, nobre guerreira!

Nenhum comentário: