Organizações lançam petição pelo fim da Polícia Militar

A chance é essa vamos desmilitarizar as PMs do Brasil. A Guarda Municipal usa Farda mas não é militar, a Polilcia Rodoviária Federal usa Farda mas não é militar. Porque a PM tem de ser? Acabar com o militarismo não é acabar com a Hierarquia, em todo lugar existe a hierarquia, vai sempre existir o Diretor, o Gerente, o Chefe, ou seja, os adminstradores, logo não precisamos de militarismo até um General de Exército já reconheceu isso! Diga não ao militarismo. Clique aí na opção e vote, isso é um Direito seu.

Organizações lançam petição pelo fim da Polícia Militar


Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso e ao STF

Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso e ao STF

30/07/2012

José Francisco Neto

da Redação
A Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado lançou uma petição pública neste domingo (29) pela desmilitarização das polícias do Brasil. Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso Nacional, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para assinar
clique aqui.

O pedido é uma reivindicação histórica dos movimentos, e a campanha é um desdobramento da audiência pública realizada na quinta-feira (26), em que entidades de direitos humanos, movimentos sociais e membros do Ministério Público Federal exigiram o fim da Polícia Militar e apoiaram o pedido do Procurador Federal da República, Matheus Baraldi, de afastamento do comando da corporação do Estado de São Paulo.

Recentemente, o Conselho de Direitos Humanos da ONU também recomendou explicitamente que o Brasil trate de “combater a atividade dos ‘esquadrões da morte’ e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais”.

Carta à Presidenta

O movimento Mães de Maio junto com a Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado protocolou na quarta-feira (25), em Brasília, uma carta à presidenta Dilma Rousseff, cobrando 15 medidas que, há seis anos, não saem do papel, dentre elas o acompanhamento federal jurídico e político do crescimento da violência no Estado.

Também pedem um parecer sobre a federalização dos crimes de maio de 2006, abolição dos registros de casos de "resistência seguida de morte" nos inquéritos policiais, tidos como inconstitucionais, e a criação de uma Comissão da Verdade para crimes policiais praticados na democracia.

Em nota, o movimento diz que aguarda a confirmação da Presidência da República sobre a data para a Rede Nacional discutir uma política nacional para os familiares de vítimas do Estado Democrático.

Aumento de homicídios

Pela quarta vez consecutiva, os homicídios aumentaram em São Paulo, contradizendo o governador Geraldo Alckmin que disse em entrevista na terça-feira (23) que os indicadores da criminalidade “iriam cair”.

De acordo com as estatísticas divulgadas na quarta-feira (24) pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o aumento foi de 22% em relação ao mesmo período de 2011. Com uma média de 14 mortes por dia, junho foi o período mais violento nos últimos 18 meses, com 134 mortes – aumento de 47% - contra 90 em junho do ano passado.

Segundo a Ouvidoria da Polícia Militar, só a Rota – Ronda Ostensiva Tobias Aguiar - matou 48 pessoas apenas no primeiro semestre na capital paulista. Em comparação com o mesmo período em 2010, os homicídios subiram mais de 100%.

Ao longo dos últimos 30 anos, mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas no país. No período “democrático” brasileiro houve um aumento de 127% no número de homicídios anuais, dos quais as vítimas, em sua maioria, são jovens pobres e negros, conforme demonstram as estatísticas do Mapa da Violência 2012.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Secretario diz que conseguiu mais mil vagas de soldado para cabo e que os policiais estão motivados!

Pernambuco.
ENTREVISTA
“Objetivo é alcançar o patamar europeu”
Segundo secretário, índice de homicídios na Capital caiu 40% em 5 anos
08/06/2012 01:00 - BÁRBARA FRANCO, da Folha de Pernambuco


Widio Joffre


Wilson Damázio, secretário de Defesa Social, espera diminuir ainda mais os homicídios em Pernambuco

A quarta edição do livro “Alvos Procurados”, criado a partir do Sistema de Contenção ao Crime (SCC), já surte efeito nas estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS). Dos 1.005 listados como alvos prioritários, com mandados de prisão expedidos, 276 já foram encaminhados para o Sistema Prisional de Pernambuco. O número é quase metade do que foi estabelecido como meta há 15 dias, quando essa nova rodagem foi lançada e entregue para autoridades. Em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, falou sobre como estão os índices de homicídios, investimentos em segurança pública e também expectativas para o setor no Estado.

SCC


Há cinco anos, quando o Pacto pela Vida foi lançado, o Governo trouxe para si a criação de uma gestão diferenciada. O foco de Segurança Pública era a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) porque são esses os crimes que mais preocupam. O SCC foi uma busca diferenciada, qualificada e objetiva de tratar esses crimes e tem mostrado efeito positivo. Esses procurados são colocados de acordo com região, para facilitar a procura dos policiais, de modo que é estabelecido o nível de periculosidade e quais os crimes são acusados.


METAS


O Governo trabalha com metas e isso não quer dizer que ficaremos nesse limite. No dia do lançamento da quarta edição do livro de procurados, estipulamos prender pelo menos 600 alvos até 6 de julho. Em 15 dias já conseguimos prender 276. Essa é a meta, não quer dizer que vamos prender só 600. Estimulamos nossos policiais a atingir a meta. Aqui trabalhamos tudo com metas. Para homicídios, foi estipulada a meta anual de 12% em redução dos casos. As pessoas sempre falam que é impossível atingir essa marca e é realmente difícil, porque não é com relação ao ano que o Pacto pela Vida foi criado (2007), mas sim 12% em cima do ano anterior. É meta em cima de meta. Então, essa é a nossa dificuldade.


ESTATÍSTICAS


Há cinco anos, eram registradas quase 60 mortes por cada 100 mil habitantes. Atualmente, estamos em 39 para cada 100 mil habitantes, uma redução de quase 20%. Ou seja, já baixamos da barreira dos 40 mortes por 100 mil habitantes. No entanto, ainda estamos longe de alcançar as metas do Brasil, que é de 26 mortes, e a da ONU, que é de dez mortes para cada 100 mil habitantes. É lógico que essa última é uma meta europeia, uma realidade muito diferente da nossa. Mas nosso objetivo final é esse, alcançar o patamar europeu. Já nosso objetivo imediato é atingir o patamar do Brasil.


INVESTIMENTO


Então, o que queremos dizer para nossos policiais é que a meta é difícil, mas que é possível, ainda mais pelo o que a gente vem Investindo na Segurança Pública. Antes, se investia anualmente cerca de R$ 20 milhões por ano no setor e isso foi mudado ao longo dos anos. Tudo isso é notório pelo que a gente vem adquirindo de equipamentos e contratando. A SDS contratou 10,7 mil servidores nos últimos cinco anos. Isso sem a gente contar com os R$ 98 milhões para a construção do Centro de Comando e Controle Integrado de Pernambuco, que está sendo erguido na Cidade da Copa, que é verba da Secretaria da Copa. E, apesar de não ser construído com verba da SDS, será um equipamento da SDS.


QUALIFICAÇÃO


Esta semana conseguimos mais mil vagas que serão para promoção de soldados para cabo. O que isso significa? Além de promover soldados, a gente vai qualificar melhor esses policiais. Estamos trabalhando na qualificação dos nossos policiais. Por isso mesmo já iniciamos o seminário para preservação de local de crime, direcionado a 900 policiais militares. O curso também se estenderá para o Interior e, no fim, todos os PMs serão contemplados. O Governo está contratando, está investindo. Os policias estão motivados porque sabem que o trabalho que estão fazendo em Pernambuco está tendo uma notoriedade nacional e internacional. Então, essas novas ferramentas de trabalho, como o livro dos procurados, faz com que nosso pessoal avance para conseguir baixar o índice de homicídios.


HOMICÍDIOS


Nos últimos cinco anos reduzimos em mais de 40% o número de homicídios na Capital. O Recife era uma loucura, ficava em primeiro lugar no País. Hoje, o DATASUS coloca a cidade em quinto no ranking de homicídios, mas, na verdade, a nível nacional devemos estar em 12º. Isso porque o DATASUS conta com todas as mortes que acontecem no Recife. Só que o setor de traumatologia do Recife é muito avançado. Com isso, muitas pessoas que são feridas em cidades do Interior e até de outros estados são encaminhadas para o Recife e, quando acabam morrendo, são registradas como mortes ocorridas aqui. Nos últimos quatro anos, Recife conseguiu reduzir em 34% o número de homicídios, enquanto Bogotá (Colômbia) reduziu em 17,5%, e Nova York (Estados Unidos) 8,2%. Então, nesse aspecto podemos dizer que Pernambuco avançou mais do que eles em segurança pública.


PACTO PELA VIDA


É uma gestão diferenciada da Segurança Pública que vários estados estão copiando. Brasília e Bahia estão lançando esquemas semelhantes de segurança com o norte da política baseado no nosso. Logicamente que a gente tem que avançar muito em resultados. A gente não está contente porque Pernambuco ainda registra o número de 39 homicídios por 100 mil habitantes, mas é uma prova inequívoca de que estamos no caminho certo. Mais cedo ou mais tarde vamos estar no patamar europeu.


DENÚNCIAS


É sempre bom reforçar que a população pode e deve colaborar com a segurança. Nós temos cinco grandes fontes para que o cidadão possa denunciar e a primeira delas é o Disque 190. Além disso, também podem informar a partir do Disque-Denúncia, Corregedoria ou Ouvidoria.



Fonte: folha de Pernambuco

Um comentário:

Anônimo disse...

Motivados ? quem ?