Organizações lançam petição pelo fim da Polícia Militar

A chance é essa vamos desmilitarizar as PMs do Brasil. A Guarda Municipal usa Farda mas não é militar, a Polilcia Rodoviária Federal usa Farda mas não é militar. Porque a PM tem de ser? Acabar com o militarismo não é acabar com a Hierarquia, em todo lugar existe a hierarquia, vai sempre existir o Diretor, o Gerente, o Chefe, ou seja, os adminstradores, logo não precisamos de militarismo até um General de Exército já reconheceu isso! Diga não ao militarismo. Clique aí na opção e vote, isso é um Direito seu.

Organizações lançam petição pelo fim da Polícia Militar


Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso e ao STF

Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso e ao STF

30/07/2012

José Francisco Neto

da Redação
A Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado lançou uma petição pública neste domingo (29) pela desmilitarização das polícias do Brasil. Após atingir mil assinaturas, a petição será encaminhada à Presidência da República, ao Congresso Nacional, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para assinar
clique aqui.

O pedido é uma reivindicação histórica dos movimentos, e a campanha é um desdobramento da audiência pública realizada na quinta-feira (26), em que entidades de direitos humanos, movimentos sociais e membros do Ministério Público Federal exigiram o fim da Polícia Militar e apoiaram o pedido do Procurador Federal da República, Matheus Baraldi, de afastamento do comando da corporação do Estado de São Paulo.

Recentemente, o Conselho de Direitos Humanos da ONU também recomendou explicitamente que o Brasil trate de “combater a atividade dos ‘esquadrões da morte’ e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais”.

Carta à Presidenta

O movimento Mães de Maio junto com a Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado protocolou na quarta-feira (25), em Brasília, uma carta à presidenta Dilma Rousseff, cobrando 15 medidas que, há seis anos, não saem do papel, dentre elas o acompanhamento federal jurídico e político do crescimento da violência no Estado.

Também pedem um parecer sobre a federalização dos crimes de maio de 2006, abolição dos registros de casos de "resistência seguida de morte" nos inquéritos policiais, tidos como inconstitucionais, e a criação de uma Comissão da Verdade para crimes policiais praticados na democracia.

Em nota, o movimento diz que aguarda a confirmação da Presidência da República sobre a data para a Rede Nacional discutir uma política nacional para os familiares de vítimas do Estado Democrático.

Aumento de homicídios

Pela quarta vez consecutiva, os homicídios aumentaram em São Paulo, contradizendo o governador Geraldo Alckmin que disse em entrevista na terça-feira (23) que os indicadores da criminalidade “iriam cair”.

De acordo com as estatísticas divulgadas na quarta-feira (24) pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o aumento foi de 22% em relação ao mesmo período de 2011. Com uma média de 14 mortes por dia, junho foi o período mais violento nos últimos 18 meses, com 134 mortes – aumento de 47% - contra 90 em junho do ano passado.

Segundo a Ouvidoria da Polícia Militar, só a Rota – Ronda Ostensiva Tobias Aguiar - matou 48 pessoas apenas no primeiro semestre na capital paulista. Em comparação com o mesmo período em 2010, os homicídios subiram mais de 100%.

Ao longo dos últimos 30 anos, mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas no país. No período “democrático” brasileiro houve um aumento de 127% no número de homicídios anuais, dos quais as vítimas, em sua maioria, são jovens pobres e negros, conforme demonstram as estatísticas do Mapa da Violência 2012.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Polícia Federal divulga fotos de suspeitos de assaltos em AL e PE
Um integrante do grupo - identificado apenas como Gordinho e que seria de Pernambuco - conseguiu foragir
A Polícia Federal divulgou, na tarde desta quinta–feira (07), as fotos de suspeitos de assalto a bancos em Alagoas e Pernambuco. Segundo o delegado federal Maurício Rocha, os homens estavam foragidos desde a última terça-feira (04), depois de trocar tiros com homens da PF e Polícia Militar (PM), na BR-316, próximo ao município de Tanque D’ Arca.

“Eles foragiram durante a troca de tiros e apenas Wellington Lopes, de 20 anos, que foi baleado, ficou no veículo. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Depois de buscas, localizamos o grupo num matagal próximo de Maribondo, na noite dessa quarta-feira” – afirmou o delegado, na coletiva que contou com a presença do superintendente da PF em Alagoas, Amaro Vieira.


Os pernambucanos Carlos Roberto Alves, de 44 anos, e Claudemar José da Silva, de 33 anos, e os alagoanos Jorghal Amâncio Alves, de 38 anos, José Cícero Ferreira, de 32 anos, e Francisco Elói dos Santos, de 47 anos, estão detidos na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, no bairro do Jaraguá, mas serão transferidos para o sistema prisional nos próximos dias.

Ainda segundo Maurício Coelho, um integrante do grupo - identificado apenas como Gordinho e que seria de Pernambuco - conseguiu foragir. “Estamos investigando o grupo, mas suspeitamos de que se trata de uma quadrilha organizada e com ramificações em outros estados. Já sabemos que alguns integrantes tem registro na polícia por porte ilegal de arma de fogo, homicídio, roubo, receptação, entre outros crimes” – disse.

Delegado pernambucano acompanha as investigações

Como o grupo tem integrantes do estado vizinho de Pernambuco, um delegado da Polícia Civil de Pernambuco foi designado para, junto a PF alagoana, investigar a quadrilha. “Ainda não sabemos o nome do delegado, mas já fomos informados de que ele trará informações para substanciar nossa investigação” – completou Rocha.

Material apreendido

No veículo Ford KA, de cor preta e placa KGA 6898/PE, as polícias apreenderam uma submetralhadora 9mm, uma pistola e três bananas de dinamites. A PF informou que as dinamites são comumente utilizadas como material explosivo para estourar caixas eletrônicos e seria usada para explodir um caixa eletrônico no município de Maribondo.

“Em depoimento, eles informaram que iriam usar apenas um explosivo e que os outros eram uma reserva. As três bombinhas de dinamite foram levadas para o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, no bairro do Farol” – informou o delegado.

Informações sobre o grupo

A Polícia Federal pede que qualquer informação a respeito desse grupo seja repassada aos agentes da segurança pública pelo telefone 3216-6767 (Polícia Federal).
FONTE: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=214081

Nenhum comentário: